Palestrantes/Mediadores

Adalberto Pessoa

Presidente da Etice desde 2015. Engenheiro eletrônico formado pelo ITA, com especialização em Processamento de Imagem pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, Computação Gráfica pelo CTA (Centro Tecnológico da Aeronáutica), Segurança em Transações Eletrônicas pelo Instituto de Tecnologia da Siemens na Alemanha. Gerência de projetos pela FAPESP, MBA pela FGV-SP. Antes da Etice, foi empresário do setor de TIC por 20 anos no Estado do Ceará, engenheiro pesquisador e gerente de projetos no INPE, engenheiro de desenvolvimento e gerente de projetos na Órbita Sistemas Aeroespaciais – empresa do grupo Embraer, analista de desenvolvimento na ESCA – Sistemas de automação industrial para setor automotivo da GM e analista de desenvolvimento na Dixtal – Sistemas Eletrônicos para Saúde.

Adriano Marques

André Luiz Moura dos Santos

Doutorado pela Universidade da Califórnia na área de segurança de sistemas computacionais, mestrado pela Universidade de Washington e um bacharelato pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA. Diretor do Information Security Research Team (INSERT), grupo de pesquisas dedicado a estudar segurança de dados digitais. Coordenador local do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Segurança (INCT) do CNPq. Atualmente ocupa o cargo de Professor Titular do Curso de Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem mais de 20 anos de experiência na área de segurança de sistemas computacionais e criptografia e antes de trabalhar para UECE ocupou o cargo de Professor Assistente do College of Computing do Georgia Institute of Technology, onde criou o Center of Excelence in Information Assurance homologado pela Agência de Segurança Nacional (NSA) americana. Antes exerceu o cargo de Pesquisador Assistente da Universidade da California e da Universidade de Washington. Tem vários artigos publicados em jornais técnicos e congressos internacionais, livros e revistas; e patentes nos EUA, Japão, Alemanha, França e China. Já prestou serviços de consultoria para o Banco Bradesco, governo do Estado do Ceará, Netscape, e Wargo & French LLP. Foi coordenador de projetos de pesquisas de sucesso com suporte de entidades como Raytheon, Infineon, Microsoft, IBM, National Security Agency, National Science Foundation, Exército e Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

André Ribeiro

CEO da AR1 Services, Engenheiro de Telecomunicações, MBA em Gestão de Projetos e formação em Coaching e Mentoring. Com dez anos de atuação no segmento de Provedores de Internet com consultorias de Gestão e Estratégia de negócios. Atualmente é CEO na AR1. Services, empresa especializada em Mentoria e soluções para o segmento de Provedores de Internet.

Antonio Gallo

Empresário e Empreendedor dos setores de Tecnologia, Telecom e Publicidade, Natural de Porto Alegre - RS, tem experiência de mercado de mais de 25 anos atuando em empresas Prestadoras de Serviços, Diretor de Marketing e de Novos Negócios das empresas Olé Telecom e Olé TV, na Olé TV vem desenvolvendo desde Janeiro de 2016 a primeira plataforma multi serviços de iptv e ott com software 100% nacional aprovado pelas programadoras de conteúdo, cursou Processamento de Dados na Ulbra/RS, Ciências da Computação na Univali/SC, participa constantemente dos principais eventos e palestras de TV e Tecnologia da Informação.

Breno Vale

Administrador de empresas, diretor executivo da PLUG Telecom e presidente do conselho de administração da ABRINT (Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações). Membro do Grupo Técnico do Conselho Deliberativo de Atacado e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Co-autor do Livro Banda Larga no Brasil, passado, presente e futuro.

Claudio M. Lessa de Castro Friedrich

Vice-presidente da Abott´s – Associação Brasileira de OTT

Profissional na indústria de Pay-TV, telecom e broadcast há 20 anos com experiência em Engenharia de Sistemas e Desenvolvimento de Negócios. Expertise em soluções de multimídia avançadas e soluções convergentes no OTT de empresas multinacionais focadas no mercado da América Latina. Trajetória de carreira construída trabalhando para empresas como SKY Brasil, Conax, Viaccess-Orca, Panaccess, AlphaNetworks, Teleste, Digital Designers TV, iWedia e TV2U International. Estou como Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Peer5 e da NEXME(Next Media), Co-fundador e Vice-Presidente da Associação Brasileira de OTT – Abott’s!, na representatividade da política setorial do AudioVisual. Graduado em Análise de Sistema pela Universidade Estácio de Sá, Graduado em Sistema de Informação Gerencial pela Universidade Paulista, MBA Executivo em Gestão de Negócio pelo IBMEC e Pós-Graduação em Cloud Computing pelo SENAC.

José Roberto Nogueira

Nasceu na região rural de Pereiro, no semiárido cearense, onde viveu sem energia elétrica até os 16 anos. Hoje, é responsável por levar internet de alta tecnologia a rincões no Nordeste. Com 22 anos de mercado, a Brisanet chega em municípios onde nenhum outro provedor chega. Trabalho que rendeu a Nogueira o título de "Empreendedor Endeavor”.

Kátia Pedroso

Advogada formada pela UERJ com pós-graduação em Direito da Concorrência e do Consumidor, teve carreira executiva na Telefônica Brasil e Vivo por mais de 14 anos, atuando como Diretora de Regulamentação por mais de 5 anos. Neste período, foi responsável pela implantação de novos serviços de telecomunicações e início de novas operações fixas – SCM, STFC e SeAC – e móveis – SMP 3G e 4G –, além da implantação de regulamentos, como o RGC – Res. 632-Anatel – e acompanhamento de obrigações (“compliance”) e prestação de contas perante as Agências Reguladoras. Foi responsável pela condução dos processos da Anatel de licitação de radiofrequências desde 2007, tendo a Vivo vencido todos os que participou, e pela implantação e certificação das obrigações decorrentes. Responsável na Vivo pelas aprovações na Anatel de fusões e aquisições empresariais, além dos Processos Administrativos. Concursada, trabalhou ainda na Anatel, além de ter atuado cedida ao CADE, e ter sido advogada da Embratel.

Leonardo Corrêa

Gerente do Segmento Data Centers da ABB em São Paulo desde 2017. Engenheiro eletricista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é responsável pela estratégia e atendimento ao mercado de data centers, análise de concorrência, gerenciamento de portfólio de produtos e gerenciamento de atendimento de clientes. Pós-graduado em Administração pela EABS, especialização em Economia pela FGV e pós-graduado em Engenharia de Marketing.

Leonardo Lins

Sócio-fundador da Tely, está no mercado de telecomunicações há mais de 15 anos. Aos 22 anos de idade, encontrou nas cidades de João Pessoa, Patos e Mamanguape da Paraíba um ambiente propício aos negócios. Largou a faculdade de Engenharia Civil para se dedicar exclusivamente a sua empresa e, hoje, a Tely tem uma rede de mais de 12 mil KM de fibra óptica, com tráfego de 500 Gbps, atuando em sete estados do Nordeste, chegando já também ao Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Marcial Porto Fernández

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e Computação (1988), mestrado em Engenharia Elétrica (1998), doutorado em Engenharia Elétrica (2002) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ) e pós-doutorado em Internet do Futuro (2010) na Technische Universität Berlin (TU-Berlin). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE) atuando na graduação e pós-graduação em Ciência da Computação. Realiza pesquisa na área de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Distribuídos, Computação em Nuvens, Computação em Alto Desempenho, Internet das coisas (IoT), Gerenciamento e Segurança em Redes. Realizou vários projetos em parceria com empresas como HPE, Dell, Padtec e AsGa. Foi Consultor Técnico no Projeto Cinturão Digital do Ceará (2007-2011).

Marcondes Alexandre

Trabalha com tecnologia de banco de dados SQL Server há mais de 20 anos sendo certificado em: MCITP SQL Server 2008 Database Administrator, MCSA SQL Server, Azure e Windows 8, MCTS em SQL Server 2005/2008/2016/2014 e Windows Vista; IT Hero Junho/2008 e MCT. Atuou com DBA na TV Verdes Mares e atualmente trabalha UFC. Instrutor Oficial Microsoft desde 2009. Reconhecido pela Microsoft como MVP Microsoft Azure há 8 anos.

Matheus Marmentini

Especialista em Internet de alta velocidade, com mais de 13 anos de experiência de mercado de telecom, montou sua primeira rede FTTH de alta velocidade em 2011, desde lá, montou mais de 200 Projetos FTTH em todos os Estados Brasileiros. Atualmente trabalha como mentor e instrutor na FiberSchool, onde treinou mais de 5000 Alunos.

Newton Kenji Suzuki

Newton Kenji Suzuki é diretor de marketing e distribuição da Newco e Rio Bonito, empresa do grupo Bandeirantes para canais pagos. Antes, foi gerente de marketing da TVA, gerente de vendas da TVA Digisat, gerente de vendas e marketing da NET São Paulo, gerente geral do Hallmark Channel, diretor de programação da NET Serviços, diretor de marketing do Shoptour, diretor de marketing e distribuição dos canais pagos Band e sócio-fundador da consultoria Ativar 1998 Marketing.

Nicola Sanchez

Idealizador da Empreender.ISP, CEO de provedores regionais pelo Brasil, Administrador de Empresas, Engenheiro de Telecomunicações, Idealizador da Escola de Empreendedorismo para provedores – Empreender.ISP. É especialista na composição e gestão de operadoras de telecom há 20 anos. Considerado como um executivo de alto desempenho se faz presente em todas as áreas do negócio, desde a inteligência no desenho de projetos de redes multisserviços com escalabilidade, passando pelas estratégias do marketing corporativo e de varejo até a liderança e gestão de equipes.

Ricardo Pence

Diretor da Telrad Networks para America Latina e o Caribe. Há mais de 20 anos desenvolvendo projetos de banda larga na América Latina, África e Europa. Empresas como Com21 (cable modems) e Alvarion (tecnologias wireless) e hoje na Telrad Networks (empresa israelense que adquiriu a Divisão BWA da Alvarion no 2013) iniciaram o desenvolvimento de seus projetos e canais com Ricardo. Sua especialização é criar redes de última geração, para vídeo, voz e dados, sobre plataformas Wimax e LTE para operadoras, governo e utilities (água, luz e gas), fundamentalmente em áreas suburbanas e rurais, onde a baixa densidade de casas e empresas inviabilizam projetos utilizando outras tecnologias como fibra óptica.

Rogério Couto

Possui sólida experiência com mais de 25 anos em áreas comerciais e estratégicas de empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais no mercado de Telecomunicações, Segurança Eletrônica e Indústrias Eletrônicas. Atuou no mercado de varejo de serviços com foco na gestão de pessoas, abastecimento e gestão de performances. Foi executivo da VIVO, da ADT Security do grupo Tyco International, Absys Tecnologia e Oneti Tecnologia. É graduado em Direito e MBA em Gestão Empresarial também pela UNITAU e Filosofia pelo IAE. É fundador da RL2m Consultoria e Treinamento onde dedica-se a consultorias de plano de negócios e estratégicos, planejamento de canais de vendas, atendimento, marketing de serviços/ varejo, treinamento de liderança e força de vendas; Sócio-fundador da TGN - Tascom Global Network; fornecedora de link internacional; Consultor e Palestrante especializado em empresas de Telecom e Provedores Regionais de Internet.

Rui Gomes

CEO da Um Telecom, tem formação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e há quase 20 anos atua no empreendedorismo tecnológico. Acredita que o sucesso de um profissional está diretamente relacionado ao foco nos negócios e à paciência com a carreira, e tem no comprometimento da sua equipe com a Um Telecom um grande motivo de orgulho. Com visão estratégica e uma gestão inteligente de pessoas garante a liderança da empresa no cenário de telecom do Nordeste.

Salim Bayde Neto

Tem 32 anos e atua como CEO – Diretor Executivo do grupo Mob Telecom desde janeiro de 2017. Salim cursou administração de empresas Universidade de Fortaleza (Unifor) e possui MBA em Gestão Empresarial, Telecommunications Management pela FGV. Há mais de 10 anos atua no mercado de telecomunicações.

Sinara Augusta Borges Campos

Engenheira de Controle e Automação da Almeida França Engenharia

Engenheira de controle e automação graduada pela Universidade de Brasília. É especialista em sistemas de automação predial, sistemas mecatrônicos e data centers. Pela Almeida França Engenharia, atuou nas obras de construção e manutenção do SEBRAE BH, foi responsável técnica pela Manutenção de Sistemas Inteligentes da Presidência da República, além da substituição de Nobreaks do STJ, automação da CAG do MTDFT Sede e Ministério da Fazenda. Especialista em sistemas de ar condicionado de precisão e VRF, certificada pelos fabricantes de equipamentos. Atualmente é responsável pelos processos de inovação tecnológica e implantação de sistemas de energia renovável da Almeida França Engenharia.

Thiago Buenano

Técnico em Telecomunicações, com experiência em diferentes projetos de construção de infraestrutura óptica, nos últimos anos tem se destacado no mercado em nível nacional devido o posicionamento sobre criatividade e inovação para área de provedores de Internet. Consultor especialista nas áreas de infraestruturas ópticas, gestão da área técnica e tem conduzido trabalhos para orientação de marketing para provedores, co-fundador nos projetos Freelatelecom - Plataforma de serviços na área de telecom, Analyze ISP - Softwrae de Gestão para Área Técnica. Já formou mais de 1000 alunos através de cursos online, tendo alunos na Argentina, Colômbia, Paraguai e Angola.

Vitor Elisio Góes de Oliveira Menezes

Secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública e em Regulação Avançada de Serviços Públicos de Telecomunicações. Possui experiência em Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal, adquirida em Assessoria Jurídica na Procuradoria Regional da República e na Procuradoria Geral da República. Antes de assumir a Secretaria de Telecomunicações, em janeiro de 2019, foi Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel.